terça-feira, 21 de setembro de 2010

2º TEXTO DE SOCIOLOGIA DO 1º ANOS
TURMA: 01, 02, 03 e 04


A Sociologia Funcionalista


Funcionalismo (do Latim fungere, ‘desempenhar’) é um ramo da Antropologia e das Ciências Sociais que procura explicar aspectos da sociedade em termos de funções realizadas por instituições e suas consequências para sociedade como um todo. É uma corrente sociológica associada à obra de Émile Durkheim.
Para ele cada instituição exerce uma
função específica na sociedade e seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade. Sua interpretação de sociedade está diretamente relacionada ao estudo do fato social, que segundo Durkheim, apresenta características específicas: exterioridade e a coercitividade. O fato social é exterior, na medida em que existe antes do próprio indivíduo, e coercitivo, na medida em que a sociedade impõe tais postulados, sem o consentimento prévio do indivíduo.
O Funcionalismo é tradicionalmente associado a
Émile Durkheim e, mais recentemente, a Talcott Parsons. Segundo as teses de funcionalistas como Talcott Parsons, a sociedade e a respectiva cultura formam um sistema integrado de funções. Proposto como uma alternativa a explicações históricas, foi uma das primeiras teorias antropológicas do século XX, até ser superado pela Análise Estruturo-funcional ou Estrutural-funcionalismo.

• É da tradição durkheimiana que surgem as formulações funcionalistas, como as idéias de “função” e “totalidade” (interconexão entre o todo e as partes, as partes e o todo), que depois deram origem às abordagens sistêmicas.
• Até certo ponto toda sociologia que dá mais ênfase ao organismo social (à sociedade) do que à ação social dos indivíduos tem algum nível de relação com a tradição durkheimiana.
• Durkheim discordava das idéias socialistas, pois acreditava que os problemas da sociedade são muito mais morais do que econômicos.

ATIVIDADE:


Para Émille Durkheim, cada instituição exerce uma função especifica na sociedade e seu mal funcionamento significa desregramento da própria sociedade: Comente.