segunda-feira, 16 de agosto de 2010

DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO

TEXTO SOCIOLOGIA PARA OS 1ºs ANOS.
TURMA: 01, 02, 03 e 04
DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO
A partir do final do séc. XVII e início do séc. XVIII é grande o número de pessoas, principalmente entre os mais pobres, que são forçados a deixar seus lares no campo e rumam para as cidades a fim de encontrar novas formas de sobrevivência. Durante estes dois séculos o números de indústrias, localizadas dentro e na periferia das cidades, aumenta assustadoramente modificando a paisagem urbana, bem como seu estilo de vida.
A cidade ganhou uma nova feição caracterizada pelo modo de produção capitalista e pelo trabalho assalariado, refletindo as suas contradições. A arrancada industrial não beneficiou os assalariados, pois enquanto o custo de vida nas cidades subiu em torno de 62% durante o séc. XVIII, o salário médio cresceu apenas em torno dos 26% no mesmo período , o que implica no aumento da miséria e de todos os males que ela traz.
O crescimento rápido e desordenado das cidades e a introdução das máquinas pioraram as condições de trabalho e de vida dos operários, gerando a chamada "questão social". Ou seja, o problema de ter de se lidar com uma camada da população que é um enorme contingente de trabalhadores mal pagos ou desempregados que se encontram em situação de extrema desvantagem no sistema capitalista.

O séc. XIX é ao mesmo tempo o apogeu (auge) e a crise da sociedade burguesa, o proletariado avança ameaçando a ordem do sistema que tem de se proteger, ao mesmo tempo que tenta se legitimar (autêntico). Contudo, vale a pena atentar para a questão de que nascia um novo estilo de vida, baseado na vida urbana e na sociedade de consumo, que tornava a sobrevivência de cada um totalmente dependente da produção dos outros, obrigando progressivamente ao consumo para esta sobrevivência, mesmo assim, deixava este consumo fora do alcance da maioria da população trabalhadora.

Refletindo sobre a importância da dependência entre os membros da sociedade, inúmeros estudiosos que se seguiram a Durkheim desenvolveram o q ficou conhecido como “Funcionalismo”. Creio que não é possível chegar a esse ponto sem lembrar de Marx conclamando a “união” dos trabalhadores. Uma união consciente dos indivíduos ou uma união dependente, de um jeito ou de outro, ambos se opõe ao individualismo possessivo, o que nos remete a dificuldade de convivência entre os homens. Mais de 1 século depois o conflito ainda não está resolvido, Durkheim se visse nossa sociedade ficaria chocado com seu grau de “anomia”(ausencia de leis) e talvez ficasse decepcionado ao saber que os sociólogos já não querem mais “salvar o mundo”.

1) Leia este texto com bastante atenção e explique com suas palavras de acordo com o que voce entendeu.
2) Acesse ao link: DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO. Assista o vídeo e faça um paralelo de como era a formação para o trabalho no século XVII e hoje com o um "novo Mundo" Explique.

82 comentários:

  1. A Teoria da Divisão do Trabalho fica assim enunciada: Segundo ela, não poderia ser responsável por estas disfunções de interesse, porque ela não produz tal incoerência, mas as funções quando estão em contato umas com as outras tendem a se equilibrar...
    Numa fase inicial, a divisão do trabalho limitava-se a uma distribuição de tarefas entre homens e mulheres ou entre adultos, anciãos ou crianças, em virtude da força física, das necessidades ou do acaso, sem que tal conduzisse ao aparecimento de grupos especializados de pessoas com os seus próprios interesses ou características, não originando portanto diferença entre natureza social.

    Guilherme Arruda
    Guilherme Genero
    Marcos Odouglas

    Turma: 01

    ResponderExcluir
  2. o mundo em que vivemos hoje não é o mesmo que antes,
    Antes era mais tranquilo,vida no campo,não tinha tantas queimadas,desmatamentos,empregos eram mais facil.
    Já agora é tudo mais complicado,estudo,faculdade,emprego.á muita poluição que também dificulta a vida no campo,na cidade,temperatura alta,queimadas que provocam muita fumaça,destruindo casas,dificultam a respiração do ser humano.

    Cristian Lemes
    Anderson Junior

    1º Ano turma 01

    ResponderExcluir
  3. A partir de um seculo, as pessoas começaram a sair da zona rural para ir para a zona urbana a procura de trabalho.
    As cidades ganharam um novo jeito de ser com a conquista da produção capitalista assalariada mostrando todas as suas contradições.O custo de vida aumenta em 62 %.
    Nasce um novo estilo de vidabaseado na vida urbana e na sociedade de consumo, fazendo uns dependerem dos outros para a sobrevivencia.
    Marxs dizia que nao tem como unir os trabalhadores, isso aumentou a dificuldade de convivencia.
    decepcionados os sociologos desistiram de salvar o mundo.
    Kaique Aguiar
    Turma :1

    ResponderExcluir
  4. Esse texto é muito importante para entendermos que, existem pessoas da zona rural que abandona os seus habitates para irem a cidade, para ter uma vida melhor. Com isso ajuda no crescimento da cidade e as industrias.
    Com o crescimento das industrias, cresceu tambem a produção capitalista, trabalhos assalariados.
    Existem pessoas que recebem bem e outras não. Marx queria mudar isso, fazer uma uniao com os trabalhadores para que todos tenham uma renda estabilizada, ele tambem disse acabar com o individualismo possessivo, pois é o que faz a convivencia dos homens ser mais dificil .
    Mesmo com muitas industrias a taxa de desemprego ainda é muito grande.

    Alunos: Lorena Gomes, Morgana Gonçalves e Ygor Seixas Turma: 01

    ResponderExcluir
  5. Um grande número de pessoas são obrigadas a se deslocarem do lugar onde moram de suas casas no campo, em busca de novas formas de trabalho, buscando uma vida melhor. O número de indústrias aumentou assutadoramente, mas essa arrancada industrial não beneficou os assaláriados pois enquanto o custo de vida cresceu bastante no mesmo no periodo cresceu pouco aumentando a miséria.
    Brenda Nayara e Rinara
    turma 01

    ResponderExcluir
  6. O texto fala sobre a diferença entre o mercado de trabalho de hoje e de antigamente,onde paises como a china e a índia formam cada vez mais trabalhadores qualificados para exercer seus cargos,e onde nem todos estão prontos para infrentar esse novo mercado de trabalho .
    Hoje em dia muitos deixam os campos para ir para a cidade em busca de uma vida melhor,mais nem sempre conseguem pois o mercado é concorrido e nós estamos em uma era mais avançada onde nem todos tem acesso á isso e os trabalhadores estão sendo cada vez mais desvalorizados.
    1°ano 01 alunas:Elaine Borges e Maryanna Trindade

    ResponderExcluir
  7. É grande o numero de pessoas q deixam o campo rumo a cidade, em busca de sobrevivencia, mas não encontran tanta melhora assim, pois o custo de vida cresce muito, e quanto ao salario, cresce muito pouco, no sistema capitalista, a uma total dependencia entre patrão e funcionario, onde o funcionario produz muito, e recebe pouco, e todo o seu suor vai para seu patrão, q depende d vc para q sua empresa funcione, assim o funcionario sai prejudicado
    turma 01, alunas, Sarah,Regina e Talissa

    ResponderExcluir
  8. As pessoas de pouca renda salarial ou que vivem em cidades pequenas tem que sair das suas casas para encontrar novas formas formas de sobrevivência.Indo para as cidades grandes ou capitais, e quando chegam se deparam com uma cidade em ritmo acelerado e que crescimento não dar conta da população , ou seja o problema de ter de se lidar com uma população que é um enorme caitingente de trabalhadores mal pagos e até que não conseguem serviços e ficam desempregados que encontra em situção extrema de desvantagem no dificil sistema de capitalista. Sendo isso antes previsto por os seguintes sociologos:Durkeime Marx, que estudamos suas leis e não a aplicamos um Brasil aonde tem suas leis e não conseguimos não deixar somente no papel mas sim em pratica .

    alunas:Emanuele cristina e Sandra portilho.

    ResponderExcluir
  9. O texto fala que a divisão do trabalho corresponde à especialização de tarefas com funções específicas, com finalidade de dinamizar e otimizar a produção industrial. Esse processo produz eficiência e rapidez ao sistema produtivo.A divisão do trabalho favorece a vida em sociedade, pois cada indivíduo tem sua função na estrutura social, desempenha algo que é necessário e útil para si e para as outras pessoas e tambe a divisão do trabalho faz com que o trabalhador adquira, com a tarefa repetitiva, uma agilidade maior e com isso fique treinado na execução de seus movimentos, provocando assim uma diminuição no tempo gasto, o resultado é o aumento da produção em todo período de trabalho.Apesar de esse processo organizacional produzir um aumento na produtividade, ocasiona também o surgimento de trabalhadores alienados quanto ao processo produtivo, isso quer dizer que o trabalhador conhece somente uma única etapa da produção, tornando-se muito limitado.
    O ideal é possuir funcionários dotados de capacidades distintas, o que favorece a flexibilização funciona.
    Turma 01 Kallylca Stelly, Ruan Gabriel e Rodrigo Alves.

    ResponderExcluir
  10. É com grande alegria que hoje tenho a oportunidade de da minha opinião sobre este texto que fala de uma sociedade que sempre esta em mudança para o melhoramento da vida da sociedade .
    Para mim o homem que foi o maior sociólogo em relação ao pobre foi são Francisco de Assis, considerado o maior homem do século XX, cheio do Espírito Santo, que convivia com os pobres, leprosos. Ele amou e deu a vida pelos pobres. Não por caridade, mas por amor. Francisco foi um homem sábio, cheio do Espírito Santo.
    Muitos sai da sua terra querendo um nova vida uma vida de amor e de paz porque é isto que todo ser humano quer .
    Todos este sociólogos poder tem uma grande teoria sobre este caso mas foram poucos que viveram isto e um deste foi Francisco que co toda a sua humildade poder dizer “Como é possível a descriminação social, onde ainda se morre de fome no nosso país, onde poderes governamentais não fazem nada". Como aqueles irmãos de ruas, que há um tempo atrás foram mortos, e que agora arquivaram o processo daqueles que os mataram, quanta injustiça. Todo o passado foi um passo para quem saber agora fazemos a diferença para um mundo melhor .
    Sem .william farias pimetel
    turma : 02° 1° ano

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. A divisão do trabalho ela foi muito importante para a sociedade de hoje e daquele tempo e para os tempos de hoje!
    Muitas pessoas migraram do campo para as cidades em busca de uma vida melhor, mais infelizmente não conseguiram o que queriam e sim uma vida mais difícil no meio de tantos.
    Mais não foi só desespero, teve também um grande aumento nas cidades e um grande fluxo de capital.
    Algum tempo depois surgiu no meio das pessoas, um certo ''individualismo'' Marxista que fez com que as pessoas vivessem no individual, ''olhando apenas para o próprio umbigo''.
    Eu creio que isso logo vai acabar, pois as pessoas dependem uma das outras para poderem sobreviver, e assim a sociedade ficará pelo menos um pouco mais amigável uma com as outras!!!!

    ALUNO: Wereky Vondanniky
    TURMA: 02

    ResponderExcluir
  13. A divisão social do trabalho surge quando grupos de produtores realizam actividades específicas em consequência do avanço dum certo grau de desenvolvimento das forças produtivas e de organização interna das comunidades. Conduz à formação de grupos especializados nas diferentes actividades produtivas e à obtenção de níveis de produtividade que permitem a criação de excedentes economicos.
    À divisão social do trabalho alia-se a tendência para a apropriação, numa primeira fase, dos instrumentos de trabalho e, posteriormente, dos restantes meios de produção. Determinam-se relações sociais entre os indivíduos respeitantes ao uso e posse dos instrumentos, dos materiais e até dos bens produzidos.

    Bárbara Lustosa
    Allan Bruno
    TURMA: 03

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. A formação de grupos de pessoas com diferentes posições no processo produtivo é assegurada por formas de propriedade que acabam por conduzir à divisão da sociedade em classes sociais e por permitir a uma parte da sociedade explorar a outra. Manifestam-se as primeiras contradições entre os interesses individuais de grupos ou famílias e o interesse comunitário dos indivíduos que mantêm um intercâmbio entre si.

    ALUNAS: Deborah e Dayanne
    TURMA: 03

    ResponderExcluir
  16. A divisão do trabalho ela foi muito importante naquela epoca e ter de se lidar com uma camada da população que é um enorme contingente de trabalhadores mal pagos ou desempregados as pessoas mas pobre foi forcado ndeixar o seu campo pra outra cidade fim de encontra sobrevivenica para elas e para suas familia,e tambem tinha trabalho assalariado...
    ALUNA:Amandda Christina Diniz Antunes
    TURMA:03

    ResponderExcluir
  17. Naquela época as pessoas migravam para as cidades em busca de algo melhor mas se deparavam com um emprego de baixa renda,aquela época todos precisavão um do outro. O mundo de hoje e individualista,hoje você pode ter dez empregos mas não esta capacitado para um daquela época.
    Antes os sociologos tentavam "mudar o mundo" hoje desistiram.
    O mundo daquela época e hoje mudou muito as pessoas mudaram estão sempre embusca de algo novo não se importam com os outros.

    Alunos: Amanda Karina, Filipe Randal
    Turma:03 serie 1º

    ResponderExcluir
  18. A vida começa a ficar difícil no campo onde as pessoas mais pobres são forçadas a deixarem seus lares para viver nas grandes cidades para encontrar novas formas de sobrevivência.
    Com o crescimento rápido das cidades e a introdução de máquinas, pioraram as condições de trabalho onde a vida passou a ser desvalorizada e trocadas por salários mal pagos.

    Alunos:Patrícia Rocha e Yan Ferrari
    1º ano T-03

    ResponderExcluir
  19. esse texto relata sobre as grandes dificuldades da vida do homem do campo que deseja uma vida bem melhor,
    esses tipos de pessoas deixam seus lares,familia,emprego para procurar uma vida melhor nas grandes cidades. mais infelizmente nem sempre é como se pensa.essas pessoas acabam passando fome,mora na rua,acaba sem um teto pelo menos passar a noite.infelizmente essa é a grande realidade da vida.
    JOAQUIM PEDRO E MATHAUS, TURMA:003 TURNO:MATUTINO

    ResponderExcluir
  20. Na Minha opinião a divisão do trabalho foi essencial para toda sociedade mundial. E com isso a qualificação de utilidades mais complexas e eficientes com o objetivo de minimizar a miséria e melhorara produção e com isso a condição de vida .
    Muitas pessoas sempre mudaram do campo para a cidade em busca de empregos melhores e uma vida melhor ,mas nem sempre isso acontece no meio de tantos.
    Bárbara tedesco *-*

    ResponderExcluir
  21. A divisão do trabalho ela foi muito importante para a sociedade de hoje e daquele tempo e para os tempos de hoje!
    Muitas pessoas migraram do campo para as cidades em busca de uma vida melhor, mais infelizmente não conseguiram o que queriam e sim uma vida mais difícil no meio de tantos.
    Mais não foi só desespero, teve também um grande aumento nas cidades e um grande fluxo de capital.A partir de um seculo, as pessoas começaram a sair da zona rural para ir para a zona urbana a procura de trabalho.
    As cidades ganharam um novo jeito de ser com a conquista da produção capitalista assalariada mostrando todas as suas contradições.O custo de vida aumenta em 62 %.
    turma:1° ano 03
    Nome:Valmir e Ronald

    ResponderExcluir
  22. Alunas : Carla Oliveira e Saôry Jhully
    Turma : 03 1° ano

    As pessoas saem de suas cidades em busca de emprego e vão para cidades grandes onde chegam em busca de uma vida melhor, e isso vem aumentando cada vez mais. O crescimento rapido e desordenado das cidades e introduções as máquinas, pioraram as condições de trabalho dos operarios e isso vem gerando a questão social.
    Antes a vida era bem mais fácil, pois os empregos não eram tão difíceis e concorridos como nos dias de hoje. E agora a população só vem aumentando e a concorrência so aumenta e as vezes nos que moramos em uma cidade perdemos vaga para outros que vem de outros locais.

    ResponderExcluir
  23. As pessoas Que passam dificuldades são obrigadas a deixar seu meio de vida e procurar um trabalho a fim de melhorar sua condição, então existe ai a questão social, que há trabalhadores mal pagos ou as vezes desempregados .
    Contudo há um novo estilo de vida , esses tempos modernos devemos lembrar que um depende da produção do outro, ninguém e independente
    em relação ao trabalho , e alguns se remete a dificuldade de convivência entre os homens que se opõe ao individualismo .

    - Amanda Carvalho
    -Regiane Sousa
    Turma: 03

    ResponderExcluir
  24. Turma:1-03
    Giovana e Luma


    Antes era mais tranquilo,a vida era mais calma para se viver,para conseguir o sustento.O mundo em que vivemos não era igual o do seculo passado,pois o dinheiro não tinha tanto valor como hoje.Aumentando cada vez mais o numero de pessoas que sai do campo para tentar a vida nas cidades grandes.Assim gerando o capitalismo devido o trabalho acelerado.Assim existindo as classes sociais.

    ResponderExcluir
  25. A divisão do trabalho ela foi muito importante para a sociedade de hoje e daquele tempo e para os tempos de hoje!
    Mas não foi só desespero, teve também um grande aumento nas cidades e um grande fluxo de capital.

    Nos acreditamos que isso logo vai acabar, pois as pessoas dependem uma das outras para poderem sobreviver, e assim as pessoas podem tem um melhor companheirismo uma com a outra.

    ALUNOS:Pedro Luis
    Jorge Almeida
    TURMA:03

    ResponderExcluir
  26. A divivão do trabalho com a chegada da mordenização
    a população do campo forão obrigadas a parti para as
    cidades, com isso o trabalho ficou mais conplicado pois, por falta de qualificações as pessoas não tinhas um otimo trabalho. E hoje esta mais dificio ainda pois qualificação no meio do mercado de trabalho.
    Com o crecimento de cidades pessoas forão obrigadas a procurar um meio de sobrevivencia melhor. Com o crecimento das industrias a divisão
    social ficou mais complicada pois os trabalhadores não ganhavão aumento com isso foi complicando a vida
    das pessoas do campo na cidades aumentando ainda mais a desigualdade..
    mais ainda temos confiança que essa desigualdade entre as pessoas ainda vai mudar, pois o mundo esta passando por mudanças e com isso todos temos de nos unir para salvamos o nosso planeta.

    Alunos: Carlos Alberto e Leonardo Rodrigues.
    Turma: 03

    ResponderExcluir
  27. Hoje em dia as pessoas não tem qualificação no ramo de trabalho.
    Então eles migram em busca de mais oportunidades.
    Alunas:Lynjssen e Andrezza
    Turma:03

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Hanna e Jessika, Turma: 04

    O texto e o vídeo nos mostram que a sociedade vem se modificando cada vez mais através dos meios de se comunicar trabalhar e se desenvolver, com a tecnologia as formas de expressar facilitaram cada vez mais a vida, o trabalho e a comunicação, o que leva as pessoas a se esforçarem cada vez menos.

    ResponderExcluir
  30. Bem o texto relata sobre as pessoas que são expulsos de suas terras e vão para a cidade grande onde nao tem onde morrar e vao para as favelas onde o indise de pobreza e muito aulto.
    Tambem ocorreu a divisão do trabalho que dificutou ainda mais para os trabalhadores do campo pois ezigia o estudo que eles nao tem

    ALUNOS:Rafael Gonzaga Miquel Junior
    TURMA:04

    ResponderExcluir
  31. A divisão do trabalho chegou bem modernizada a população do campo ou até mesmo da cidade . Mas com isso por faltar experiencia de trabalho contante e novos esperencias tecnológicas , porém foi muito importante para a sociedade tudo isso que aconteceu , pois o mundo se moderniza a cada dia que passa , podemos sim perde algo com isso mas ganahamos algo em troca.
    Mas o que agrava com isso mais a situação é a questão da desigualdade , pois uns crescem e outros não, por falta de oportunidades. Mas contudo isso ainda temos a esperança de salva o nosso planeta, podendo assim forma um mundo mais justo .

    Alunas: Rafaella Vittória e Rayane Rodrigues.
    Turma : '04'

    ResponderExcluir
  32. Ficamos triste de ver como os habitantes brasileiros estao preparando para o mundo de hoje e quando tentam se preparar nao ficam 100% qualificados ao que fazem. Temos que acompanhar o "crescimento do mundo",cabe aos orgaos competentes como os governos deixarem de olhar mais para o seu próprio umbigo e visar o que é melhor para a ciedade.

    turma:04
    Alunos: Thiago Lopes, Matheus Jeronimo

    ResponderExcluir
  33. o texto relata que a divisão do trabalho é modernizada e o texto lembra de karl marx.
    Contudo há um novo estilo de vida , esses tempos modernos devemos lembrar que um depende da produção do outro.
    Muitas pessoas sempre mudaram do campo para a cidade em busca de empregos melhores e uma vida melhor.
    A divisão do trabalho ela foi muito importante para a sociedade de hoje e daquele tempo e para os tempos de hoje!
    À divisão social do trabalho alia-se a tendência para a apropriação.

    O video fala de trabalhos, de população , de países populosos com China com 1,3 bilhões de habitates
    e Índia com 1,1 bilhões de habitates.fala de uma criança que vai ter entre 10 e 14 opções de formação.
    Alunos:Alysson Dias Medeiros,Kaíque de Souza Silvério
    T:04

    ResponderExcluir
  34. Nos dias de hoje a forma de trabalha mudou, com + tecnologia ficou + facil de trabalhar, pq mudaram as pessoas pelas as maquinas agora temos q adaptar e aprender a trabalhar com elas.
    Os pobres pensa q na cidade grande vão mudar de vida + eles estão muito enganado, sao poucos que conseguem crecer na cidade grande. E alem disso as oportunidades de trabalho sao poucas.

    Alunos: Rodrigo e Samyr

    Turma: 04

    ResponderExcluir
  35. Hoje em dia a divisão do trabalho e muito importante pra sociedade brasileira.E o dinheiro antigamente não era tão Valorisado como hoje em dia,hoje sai muitas pessoas dos campos de outros lugares distantes para ir em busca de uma vida melhor,e de trabalhos Formais.
    Nos tempos de hoje as pessoas procuram mais por estudo para que no futuro tenha uma vida melhor,pois antes as pessoas só penssavam em cuidar das suas terras, e das suas plantações

    Alunos:Lucas Cardoso & Felipe Cardoso
    Turma:1º 4

    ResponderExcluir
  36. A divisão social foi muito importante nos dias de hoje e para nosso planeta.Se destribui o trabalho nas diferentes sociedades ou estruturas socio -economicas , mas hoje em dia para ser um profissional bem sucedido é preciso ter qualificação , muitos saem do meio rural para grandes cidades em busca de um bom emprego , mas sem qual quer experiência e formação acaba se tornando dificil encontra-lo. Com essa grande procura de emprego, as grandes cidades cresceram no número de habitantes tornando as oportunidades de emprego mais competitivas, com essa competividade aumentou o número de pessoas buscando cada vez o estudo para aumentar sua capacitação para conseguir um bom emprego.


    -Natyelle Rodrigues
    -Thiago Állen de Brito Cruz

    1° Ano , Turma : 04

    ResponderExcluir
  37. Estamos vivendo no mundo onde as pessoas não se qualificam e não estão aproveitando os seus estudos,sua escola e as oportunidades.será que vamos ter so até 10 a 14 anos para nos qualificar? vamos aproveitar o nosso tempo e pensar como os sociologos citados no texto.

    Alunas:Paula e Maiane
    Turma:04

    ResponderExcluir
  38. Hoje em dia, aumenta o número de pessoas que se deslocam de suas casas para tentar uma vida melhor na cidade grande.O mundo em que vivemos não era igual o do seculo passado,pois o dinheiro não tinha tanto valor como hoje.
    As pessoas não tem qualificação no ramo no trabalho de hoje!


    Alunas:Ludmila e Luana
    Turma:04

    ResponderExcluir
  39. Eu acredito que o texto fala sobre as pessoas que muitas vezes saem da sua propria casa e de perto de suas familias para as cidades em procura de trabalho, muita vezes o trabalho que as pessoas procuram não os aceitam por fauta de qualificação no ramo do trabalho, e ficam desempregados.No video eles falam que no seculo XVII a salas de aulas eram bem conceituadas para um bom aprendizado dos alunos.

    Alunos:Matheus de souza e Igor ricardo
    Turma:04

    ResponderExcluir
  40. Hoje em dia as pessoas nao tem preparo para o mundo e tem que fazer cursos para se preparar para as novas formas de trabalhos. Aumentando as formas de tecnologias fazendo assim o mundo crescer.

    Alunos: Elisson e Angelo
    Turma: 04

    ResponderExcluir
  41. o texto fala das dificuldades das pessoas na quela epoca ,pq ants ñ extia tecnologia ja hoje agente ñ vive sem ela . o vidio fala muito como mudou e como estar agora ,em alguns aspectos melhoro muito .
    alunos :patricia e tallis
    turma :04

    ResponderExcluir
  42. Si hoje as pessoas, fosse deferente com os outros, quem sabi o mundo não seria melho,começase a pensa mais nas pessoas do que em nós msm,então vamos muda pra melhor porque somos capases de muda o nosso Planeta.

    ResponderExcluir
  43. Estamos vivendo no mundo onde as pessoas não se qualificam e não estão aproveitando os seus estudos,sua escola e as oportunidades.será que vamos ter só até 10 á 14 anos para nos qualificar? vamos aproveitar o nosso tempo e pensar como os sociologos citados no texto.A divisão social no nosso mundo foi muito importante, se não tivese acontecido muitas pessoas nao teriam se qualificado como os rurais e não teriam emprego hoje vamos pensar consciente.

    Alunas:Paula e Maiane
    Turma:04

    ResponderExcluir
  44. agora na nossa epoca o trabalho nao qualificado diminui comparado ao seculo sitado no texto mas ainda nao esta bom pois muitas pessoas nao se qualificam pois acham que. ex: eu tenho o meu ensino medio nao precisso me qualificar.
    isso e errado hoje ter o ensino medio nao vale mas para nada se nao tiver faculdade licenciatura e etc...
    mas as pessoas nao querem se atualizar pois gostaram dos seus tempos sem a tecnologia avançada e acham que isso nao serve pra nada e isso nao e verdade por que em todo lugar que voce for trabalhar voce precissa de experiencia no seu cargo ou seja voce tem que saber execer sua funçao na empresa

    alunos:gustavo ferreira e Dinael Rodrigues t:02

    ResponderExcluir
  45. O video nos mostra o grande luxo de desenvolvimento do mundo atual.
    Mostra tabem os paises se desnvolvendo cada vez mais, pessoas tendo sempre mais opçoes de trabalho.

    ALUNOS: Wereky Vondanniky e William Farias
    TURMA: 02

    ResponderExcluir
  46. Durante o século XVII foi grande o número de pessoas que migraram do campo para as cidades em busca de uma vida melhor.A caracteristica das cidades ganhou uma nova feição a de uma sociedade capitalista e mastrando suas contradições.O crescimento e a introdução das máquinas pioraram as condições de trabalho dos operários ocasionando a chamada questão social.No entanto valeu apena para a questão de um novo estilo de vida.
    Turma:02
    Alunas:Ingrid Napoleão e Vanessa Thomaz

    ResponderExcluir
  47. O texto fala que uma grande quantia de pessoas se deslocam do seu estabelecimento para ir atrás de uma vida melhor, com mais facilidades de sustentabilidade, e a maioria acabam nao conseguindo o que pretende pois o custo de vida hoje esta cada vez mais alto, pois hoje as pessoas tem mais dificuldade de encontrar emprego rasuavel para se manter.


    Alunas -> Lannara e Eddla Barbara
    Turma -> 02

    ResponderExcluir
  48. antigamente o mundo não oferecia tantas oportunidades de trabalho e carreira, algumas pessoas se preparavam para o mercado de trabalho sem muitas opções; ja que nao existiam cursos profissionalizantes - e nem professores qualificados.
    nos dias de hoje as pessoas ja crescem estudando para atenderem a varias oportunidades, preparando-se com cursos avançados, ou seja, ja saem da escola preparadas para a vida no mercado de trabalho q nao para de crescer...

    alunos: Edivaldo Júnior e Odilon Júnior
    Turma: 02

    ResponderExcluir
  49. No inicio do Seculo XVII uma grande mudança da sociedade começou a acontecer, o homem deixou o sistema feudal e partiu para o capitalismo consumista das cidades em busca de uma vida melhor, esse aglomerado de pessoas buscando uma qualidade melhor de vida criou o maior problema da atualidade, a busca massiva por empregos, a sociedade das cididades não era preparada pra aquele numero de pessoas, os empregos eram em quantidades menores do que a procura e gerou uma crise de miseria entre a população, com produtos mais caros que a população podia pagar, isso fez a sociedade trabalhar mais, em condições desumanas para poder se sustentar gerando uma sociedade endividada, com isso surgiu uma grande revolta por parte da classe baixa, apoiada por sociologos como Marx e Durkheim o sentimento de revolta do povo contra a Classe Dominante se tornou cada vez mais profundo, esse padrão de desigualdade segue até os dias de hoje,um pouco camuflado e com menos intensidade, mas com a mesma desumanidade e desigualdade que a 2 seculos atras

    Alunos:Gustavo Henrique e Temistocles
    Turma:02

    ResponderExcluir
  50. Boom!Fala sobre a diferença dos dias de hoje com os dias de antigamente,das dificuldades enfrentadas pelas pessoas que moravam no campo e vieram buscar condições melhores de vivência na cidade,mas não foi o que encontraram,pois apesar das pessoas estarem empregadas não recebiam o necessário pelo qual faziam,pelo fato de não terem condiçoes de estudo e por isso não eram reconhecidas como queriam.
    O melhor a ser feito é colocar pessoas com capacidade de assumir melhor determinada responsabilidade.

    Turma:02 -1°ano
    Alunas:Alyne,Jessica e Jully
    AAdoramos o texto!!

    ResponderExcluir
  51. o texto fala sobre as mudança do mundo. muitas pessoas pobres sai do campo pra ir para a cidade com esperança de ter uma vida menhor, mas a disigualdade e grande e eles na tiveram estudo pelomenos a maioria deles,ou as pessoas mesmo nao aproveita os estudo ai eles nao acha trabalho por falta de qualificaçao, sendo que nopis pagamos imposto pra nao aproveitar a escolas.marx queria que fosse todos os trabalhadores se unise para ter uma melhor vida.

    ResponderExcluir
  52. O texto fala sobre as pessoas que viviam no campo que migraram para a cidade em busca de uma qualidade de vida melhor, muitos não tinha é não tem qualificação
    aonde o mercado de trabalho procura mão de obra qualificada e barata,é as divisão social que eles enfrentavam e q naquela época mtoos naum tinha o contato com a tecnologia,e com o passar do tempo isso foi mudando.com o crescimento das cidades as pessoas foram obrigadas a procurar uma vida melhor,mtoos naum recebiam sálario digno e com isso a desigualdade aumentou.poucos ganhavam mto e mtos ganhavam pouco como hoje ainda acontece.
    alunas:karolyne araujo e
    Pollyana cavalcante.
    turma:02

    ResponderExcluir
  53. o texto fala sobre as mudança do mundo. muitas pessoas pobres sai do campo pra ir para a cidade com esperança de ter uma vida menhor, mas a disigualdade e grande e eles na tiveram estudo pelomenos a maioria deles,ou as pessoas mesmo nao aproveita os estudo ai eles nao acha trabalho por falta de qualificaçao, sendo que nopis pagamos imposto pra nao aproveitar a escolas.marx queria que fosse todos os trabalhadores se unise para ter uma melhor vida.

    nome:jallyson emmanuel e joao marcos
    turma; 02

    ResponderExcluir
  54. Divsão Social do Trabalho:
    No final do seculo XVII e inicio do seculo XVIII muitas pessoas,maioria da classe pobre,saem de suas casas no campo para as cidades(exodo rural) a procura de uma vida melhor. Nesse dois seculos as industrias,localizadas nas cidades e nas periferias,aumentam modificando a paisagem urbana.A cidade ficou caracterizada pelo modo de produção capitalista e pelo traballho assalariado. O avanço industrial daquela epoca não benficiou os assalariados pois o custo de vida nas cidades subiu em torno de 62 porcento durante o seculo XVIII,o salario medio cresceu apenas em torno de 26 porcento no mesmo periodo,resultado de tudo isso foi a miseria e todos os males que ela trás.
    Esse super crescimento desorganizado nas cidades, somados com a descoberta das maquinas pioraram as condições de trabalho e de vida dos operarios,ocasionando a tal chamada "questão social".Traduzindo: o problema agora era ter que lidar com uma camada da população que é um enorme contigente de trabalhadores que eram mal pagos ou desempregados que se encontravam em uma situação de total desvantagem no sistema capitalista.NOseculo XIX a crise da sociedade burguesa(dona dos meios de produção),o proletariado ameaça a ordem do sistema que tem de se proteger, ao mesmo tempo que tenta se legitimar.Naquele momento era correto dizer que brotava um novoestlo de vida,baseado na vida feita nas cidades e na sociedade de consumo, que tornava a sobrevivencia de cada um dependente da produção dos outros para esta sobreviver.Mesmo assim,deixava este consumo fora do alcance da maioria da população trabalhadora.
    *PENSAMENTO DE EMILE DURKHEIM EM RELAÇÃO A DIVISÃO DO TRABALHO: ele acreditava que a sociedade não deveria ser dividida em classes.já KARL MARX pensava o contrario, que a sociedade deveria ser sim dividida em classes sociais.
    ALUNAS: JÉSSICA ROBERTA E RÍSIA
    TURMA:03

    ResponderExcluir
  55. Na epoca citada no texto , entre o século XVII e XVIII era muito comum as pessoas sairem do campo , para buscar uma vida melhor na cidade , em busca de um emprego para sustentar a família e viver uma vida melhor. Com isso aumenta-se o custo de vida na cidade , mas o salário nao subia da mesma forma , ficava cada vez mais dificil de se arrumar emprego , pois com a chegada das máquinas , houve muito desemprego .
    O trabalho que era era feito pelos operários tinha sido tomado pelas máquinas .

    Aluno : Matheus Borges
    Turma : 03

    ResponderExcluir
  56. Antigamente, o modo de sobrevivência era mais difícil. Pessoas saiam de seu local de origem em busca de mudança de vida. Queriam condições melhores,saiam principalmente aqueles que moravam em áreas rurais, iam para cidade em busca de algo melhor. Com isso aumentou o custo de vida na cidade, e com o decorrer do tempo surgiram as tecnologias, e logo os trabalhadores foram perdendo seus lugares , sendo substituidos por máquinas .

    Mylenna Alves, Rodrigo Alves, Alessandra Malta.
    1º T- 02

    ResponderExcluir
  57. o texto fala que,antigamente as pessoa nao tinha muita qualificaçao para trabalha num bom emprego.entao eles viam busca mais oportunidade na cidade,mais era pior.e apessa de acharem emprego nao recebia um bom salario.entao com a divisao social do trabalhono, no decorre do tenpo as pessoas foram sendo substituida por maquinas.entao isso valeu apenas para temos um novo estilo de vida hoje
    1°ano T:02 Aluna:karine alves

    ResponderExcluir
  58. Pessoas procuram por uma melhor qualidade de vida...buscam nas cidades grandes por emprego ..estudo , etc. Por não terem qualificação não conseguem emprego, sustento,e acabam morando em perifeias sujeitos a vilolencia, drogas , pobreza...contribuindo cada vez mais o aumento das periferias, afetando a paisagem das cidades grandes. O uso das maquinas também foi um dos fatores para a pobreza, a substituição da mão de obra do homem pelo mesmo, fez com que aumentasse o desemprego.
    A divisão do trabalho é um dos bons fatores pra sociedade, dividindo a mal de obra por trabalhadores e setores das empresas, melhorando também na parte economica, mais as leis não estão sendo exercidas de forma legal. O fato é que a divisão do trabalho é feita para melhorar a qualidade das empresas...sendo que isso não esta ocorrendo, as periferias aumentando, menos lucro e mais pobreza.
    1º ano Turma: 02 Alunas: Rayssa Paiva Miranda e Amanda Wchôa Reis. <3

    ResponderExcluir
  59. Neste Tempos as pessoas ingressam do campo rumo a cidade, a traz de trabalho, mas chegando lá não existe uma mão de obra qualificada.
    e com isso a cidade foi crescendo rapidamente e sem organização, e com isso foi piorando a vida dos trabalhadores que foi chamada "questão social".

    ResponderExcluir
  60. De acordo com o vídeo O mundo esta em fase de bastante mudança com o rápido crescimento de pessoas na zona urbana.
    Com isso podendo prejudicar as empresa por não ter mão de obra qualificada assim a empresa podendo ate ser obrigada a pagar curso de qualificação.

    ResponderExcluir
  61. Você, ja parou pra pensar, que estamos destroindo o nosso Planeta.
    Entâo, vamos muda tudo isso, porque conseguiremos realizar o nosso sonho, de ver o mundo deferente de hoje, entâo faça sua parti e prezeve o meio Ambiente.

    ResponderExcluir
  62. Desde a Revolução Industrial até os tempos atuais, a indústria vem mudando o mundo, interfere em vários aspectos, sendo eles sócio-ambientais, sócio-econômicos e sócio-políticos.
    Nos séculos XVII e XVIII, houveram mudanças que implicaram no êxodo rural. A chegada das máquinas à vapor impulsionou a indústria e fez com que pessoas migrassem para as cidades em busca de emprego. As consequências são o crescimento desordenado dos grandes centros e o aparecimento de periferias, as favelas, o que ocorre ainda hoje. Podemos comparar a superpopulação de Londres em meados do século XVIII com São Paulo atual, em que pessoas saem do Nordeste brasileiro em busca de melhores condições, acabam desempregados e é quando vão para as favelas, por não terem como levar uma vida no centro da cidade.
    Desde o século XIX, a sociedade vem seguindo um novo padrão de vida, baseado na vida urbana e no consumo, em que a população dependia da produção das indústrias, e na maioria das vezes, o operário não tem acesso àquilo que fabrica, sendo acessado em sua maioria pela classe média e alta.
    Mais tarde, o modo de vida urbana seria ditada pela imprensa, e ao redor do mundo, as pessoas seriam influenciadas pelas capitais européias, como Paris (exemplo, a Belle Èpoque, no Rio de Janeiro, em que as ruas foram alargadas para se assemelharem à capital francesa).
    Com o passar dos tempos, os trabalhadores foram se unindo para melhores condições nas fábricas, sendo retratados no filme de Charles Chaplin, Tempos Modernos, em que o trabalhador é sobrecarregado para ganhar um salário ínfimo e sustentar a classe alta. Desses movimentos de trabalhadores, surgiram as greves, e os sindicatos, e o metalúrgico Luis Inácio, que mais tarde seria o presidente do Brasil, se bem que ele era uma marionete das indústrias, que queriam benefícios para sí, como diminuição nas cargas tributárias, mas isso já é outra história...

    Aluna: Elis Maysa Ferreira Cunha, turma 03

    ResponderExcluir
  63. O TEXTO FALA QUE MUITAS
    PESSOAS SAIAM DE SEUS LUGARES
    PARA PROCURAR UMA FORMA DE VIVER MELHOR
    ,MAS COMO MUITOS NÃO TEM QUALIFICAÇÃO
    ACABA FICANDO SEM EMPREGO.
    NEM SEMPRE CONSEQUEM PORQUE ESTA MUITO DIFÍCIL
    SE ENGRESSAR ATE PORQUE HOJE JA TEM MUITAS MAQUINAS QUE SUBSTITUEM AS MÃOS HUMANAS COM ISSO FICA DIFICIL A PROCURA DE EMPREGO E TBM COM ISSO TUDO MUITOS TRABALHADORES RURAIS FICAM DESVALORIZADOS ,A NÃO SER QUE ELES ESTUDEM MUITO PARA SE QUALIFICAR E TER UMA VIDA MELHOR.....
    T : 02
    TAIS MUNIKKKKK

    ResponderExcluir
  64. 1) O texto retrata da revolução industrial, pois muitas pessoas saíram da zona rural para a cidade, com a esperança de uma melhoria de vida, porém com essa migração ouve uma mudança no estilo de vida de quem estava na cidade, e com isso um aumento significativo no preso de alimentos e produtos básicos, porém o salário não aumentou, aumentando, claro, a miséria. E ainda teve a inserção das maquinas nas indústrias diminuindo a quantidade de empregados, e piorando ainda mais as condições de trabalho e a vida das pessoas da cidade, e claro aumentando a desigualdade social, o proletariado cada vez mais tinha dificuldades, e a burguesia ficava cada vez mais rica. Porém ambas as partes precisavam umas das outras para sobreviver.
    2) Hoje em dia estamos em um mundo capitalista também, e com uma grande desigualdade social, então do século XVII até hoje mudou apenas as tecnologias e as pessoas, porque os ricos ainda continuam ganhando mais e aproveitando de um salário mais que mínimo, e o pobre trabalhando apenas para comer, vestir... Ou seja sobrevivendo, e não vivendo!

    Aluna: Janaina Cristina Abrantes Borges
    1º ano, turma 03. (:

    ResponderExcluir
  65. No inicio do século XVIII, as pessoas em busca de oportunidades de empregos migram para a zona urbana , com o grande fluxo de pessoas chegando, a cidade não estava estruturalmente preparada para receber tanta gente , as pessoas sem emprego, sem dinheiro e sem condição nenhuma de voltar para seu local de origem (pois muitas delas venderam tudo que tinha e foram para cidade), ficam em um estado critico, precisando de todo tipo de ajuda.Não podemos negar que isso era horrível para todo mundo , mas por outro lado foi ai que nasceu um novo estilo de vida, baseado na sociedade de consumo e na vida urbana.
    Nos dias de hoje o que conta não e o trabalho físico , a força braçal , mas as formações e qualificações que a pessoa tem , que só se conquista através de estudos. Apesar da qualidade do ensino para os mais desfavorecidos não ser o melhor, mas já melhorou bastante , e hoje um jovem de escola publica tem a chance te cursar uma universidade. Mas apesar de tudo isso ainda existem pessoas que migram da zona rural para urbana e lá encontram dificuldades de sobrevivência , muitas delas se aglomerando em subúrbios .

    Aluna: Pâmella Gastaldi turma: 03

    ResponderExcluir
  66. Antigamente, as coisa eram bem mais difíceis, as pessoas tinham que sair de seus locais, principalmente aqueles que não moravam nas cidades. Saiam de casa à procura de algo para melhorar suas condições de vida. Com o decorrer do tempo veio a tecnologia, e com ela o desemprego de muitos. As máquinas foram tomando os lugares dos trabalhadores.

    Douglas Alves. T 02

    ResponderExcluir
  67. antigamente a vida do povo era mais tranquila,pois viviam no campo.
    a vida dos povos foi se modificando a partir que eles migraram para a cidade,onde eles viraram consumidores mas nem todos conseguiram trabalho, devido nao ter qualificação profissional,como ate hoje muitos desses povos vivem em vida
    precária,eles trabalham em troca de comida ,moradia para conseguir sobreviver.e apesar de tudo isso,ainda tem a troca dos homens pelas as máquinas onde houve e ainda existem muitas pessoas desempregadas devido a este fato.
    aluna= kaline
    do 1ano 19

    ResponderExcluir
  68. NAQUELA EPOCA OS TRABLHADORES IMIGRARAM PARA AS CIDADES MAIORES COM O INTUITO DE QUE SUA VIDA SERIA MELHOR COM MENOS TRABALHOS E PREOCUPAÇÃES.
    NO INICIO DA IMIGRAÇÃO FOI PARACIDO COM O QUE ELES PENSAVAM, MAS AS COISAS MUDARAM RADICALMENTE,A POPULAÇÃO QUE PROCUAVA EMPREGO PERCEBEU QUE NÃO TINHA QUALIFICAÇÃO PROFICIONAL PARA INREÇAR NO RAMO DO TRABLHO.
    UMA GRANDE CONSEQUENCIA DESSA IMIGRAÇÃO FOI A MUDANÇA DE HÁBITO NA POPULAÇÃO E NO COMÉRCIO, COM ISSO VEIO A SUBITA ELEVAÇÃO DOS PREÇOS DOS ALIMENTOS, E COM ISSO A POPULAÇÃO DA ZONA RURAL QUE NÃO CONSEGUIRAM EMPREGOS ENTRARAM EM ESTADO DE DECADÊNCIA.E ASSIM BOA PARTE TIVERÃO QUE VOLTAR PARA A ZONA RURAL, ESTABELECENDO O CAUS QUE HAVIA.


    JANAEL 1º 19 [=]

    ResponderExcluir
  69. divisao social do trabalho

    Numa fase inicial, a divisão do trabalho limitava-se a uma distribuição de tarefas entre homens e mulheres ou entre adultos, anciãos ou crianças. O desenvolvimento da agricultura originou profundas divisões sociais no trabalho. A divisão manifesta-se tambem entre trabalho mental e material.
    Sob o capitalismo, a produção especializa-se e tem como objetivo exclusivo a obtenção de lucro. A divisão social do trabalho desenvolve-se espontaneamente, com o avanço desigual dos diferentes ramos de produção, acompanhado de uma luta constante competitiva e de uma desordem e dissipação do trabalho social.

    Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto
    Aluna: Taylla Rodrigues Chaves 1º19
    sociologia

    ResponderExcluir
  70. Divisão social do trabalho

    1.Esse texto mostra as mudanças ao longo dos seculos da divisão social do trabalho,que desencadeou o crescimento acelerado das cidades pelo aumento de industrias e da população que saia da zona rural em busca de trabalho que gerou a questão social que existe ate hoje que são os trabalhadores mal pagos ou desempregados que se encontram em situação de extrema desvantagem no sistema capitalista.
    2.No seculo XVII a formação para o trabalho era especificamente para o tipo de trabalho que ia se desenvolver e naquela epoca o trabalho que tinha pra desenvolver era nas fabricas.Hoje com a tecnologia as opções de carreiras é bem maior com o modo rápido de vida que levamos nos abituamos ao trabalho em equipe,comunicaçaõ eficaz e capacidade de resolução de problemas complexos é o que novo mundo nos pede.

    Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto
    Aluna: Beatriz Gonçalves Pereira 1º19
    sociologia

    ResponderExcluir
  71. A cidade ganhou uma nova feição caracterizada pelo modo de produção capitalista e pelo trabalho assalariado, refletindo as suas contradiçõe. isso assimila uma desordem,
    se a uma distribuição de tarefas entre homens e mulheres ou entre adultos, anciãos ou crianças, em virtude da força física, das necessidades ou do acaso, sem que tal conduzisse ao aparecimento de grupos especializados de pessoas com os seus próprios interesses.e por isso q grande numero de pessoas saem em rumo para as cidades afim de encontra novas formas de sobrevivençia.o acordo assalariado traz transtorno a todas as pessoas tanto na area rural quanto nas cidades

    Escola Estadual Frederico josé pedreira neto
    Aluno:wendell moreira borges 1°19
    SOCIOLOGIA

    ResponderExcluir
  72. O texto relata que uma grande numero de pessoas se deslocam do seu estabelecimento para ir atrás de uma vida melhor, com mais facilidades de sustentabilidade, e um grande numero de pessoas acabam nao conseguindo o que pretende e o custo de vida hoje esta cada vez mais alto, pois hoje as pessoas tem mais dificuldade de encontrar emprego rasuavel para se manter ganhar seu dinheiro e sustentar sua familia.

    Breno Romes
    1° 19
    vespertino

    ResponderExcluir
  73. Durante estes dois séculos o números de indústrias, localizadas dentro e na periferia das cidades, aumenta assustadoramente modificando a paisagem urbana, bem como seu estilo de vida.
    Ou seja, o problema de ter de se lidar com uma camada da população que é um enorme contingente de trabalhadores mal pagos ou desempregados que se encontram em situação de extrema desvantagem no sistema capitalista.

    Escola Estadual frederico josé pedreira neto
    Aluno: leandro parente
    1°19

    ResponderExcluir
  74. O mundo de está muito diferentes, hoje donos de empresas só querem pegar pessoas bem qualificadas, com diploma.
    Aluna:Daniela Mendes
    1º 19

    ResponderExcluir
  75. O numero de pessoas, principalmente os mais pobres que são forçados a deixar sua vida no campo é grande, a partir do seculo XVIII, eles vão para a cidade em busca de vida nova.Ainda durante esses dois seculos aumentou o número de industrias na periferia, modificando a paisagem urbana e o estilo de vida.
    A cidade começa a ser caracterizada pelo modo de produção capitalista, e o trabalho assalariado.O aumento da miséria e de todos os males que ela causa ocorreu pelo fato do custo de vida na cidade ter aumentado 62% e o salário apenas 26%.
    O século XIX é ao mesmo tempo o apogeu e a crise da sociedade burguesa.Neste mesmo século nasce um novo estilo de vida, baseado na vida urbana e na sociedade da consumo e tornava a sobrevivência de cada um totalmente depedente da produção dos outros.
    O "funcionalismo" foi desenvolvido por estudiosos,que refletiram sobre a importância da depedência entre os membros da sociedade.Lembrando que a "união" dos trabalhadores foi proclamada por Marx,uma união conciente dos indivíduos ou uma uniãodepedente.
    Mais de 1 século e o conflito ainda não está resolvido.


    Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto
    Turma: 1°ano 19
    Aluna: Joyce Moreira de Oliveira
    SOCIOLOGIA

    ResponderExcluir
  76. Ludmila: Antes as pessoas tinha que sair das suas casas para trabalhar e nao tinha ainda boas condiçoes de trabalho no lugar impropio para o trabalho ja hoje tem que se qualificar mas para pois hoje quem tem os salarios melhores sao os que se qualifica e antes nao tinha tanta orportunidade como hoje em diacomo na China la tem mas pessoas na escola que Brasil.
    Escola Estadual Frederico Jose Pedreira Neto
    Turma:1ano 19
    Aluna: Ludmila Gomes Da Rocha

    ResponderExcluir
  77. O texto apresenta um fato que afeta principalmente entre os mais pobres,que é a divisão social do trabalho.
    O crescimento rápido e desordenado das cidades e a introdução das maquinas, levou a população da zona rural a procurar emprego na cidade, o que implicou no aumento da população, e com isso, a quantidade de desempregados aumentou constantemente.
    Com essa arrancada industrial não beneficiou totalmente os assalariados, pois enquanto o custo de vida das cidades subiu para 62%, o salário médio cresceu apenas 26% no mesmo período.
    Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto
    Turma: 1°ano 19
    Aluna: Bryenda Ferreira A. Oliveira

    ResponderExcluir
  78. Bom! pelo o que entendi para Durkheim ele acreditava que a sociedade em si cada um tinha uma função especifica tanto como na vida como nas relações de trabalho!.Cada indivíduo tem a sua maneira de se relacionar e bem estar com a sociedade.Para ele era importante saber a diferença entre comunidade e sociedade a maneira de viver em relação a coletividade.Nos primordios a sociedade vivia de uma maneira completamente diferente em comparação com o de hoje a tcnologia encontra-se mais avançada para a facilitação da divisaõ do trabalho e suas funções já antes não!!!!apenas era uma divisaõ por sexo e não tinha tantas opções como hoje!!!!!!!!!!!TÁLISSA DEODATO DA SILVA.

    ResponderExcluir
  79. Antigamente as pessoas precisavam se deslocar de suas casas no campo para procurar uma vida melhor na cidade, hoje em dia muita coisa mudou, mas as pessoas ainda precisam sair muitas vezes de suas cidades a procura de melhores condições. Hoje, precisamos nos especializar muito para conseguirmos um emprego e muitas vezes ainda não conseguimos, antigamente não, com a falta de pessoas capacitadas, era mais facil consequir um emprego.

    Ana Paula Vieira Franco 1 19

    ResponderExcluir
  80. Bom!1) sempre foi o grande o n° de pobreza, que saem de suas casas no campo e vão para as cidades embosca rumam para as cidades a fim de encontrar novas formas de sobrevivência. Durante esse secretos aumento o numero de indústrias, localizadas dentro da cidades aumenta assustadoramente modificando a paisagem urbana, bem como seu estilo de vida.
    As cidades ganhou uma nova paisagem de acordo de acordo com o modo de produção capitalista e pelo trabalho fixo, refletindo as suas contradições. A industrialização não ajudou os trabalhadores pois enquanto o custo de vida nas cidades subiu em torno de 62% o salário médio cresceu apenas em torno dos 26% no mesmo período , o que implica no aumento da miséria e de todos os males que ela traz.
    O crescimento rápido e desordenado das cidades e a introdução das máquinas prejudicando as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores , que é chamada "questão social". Ou seja, o problema de ter de se lidar com uma camada da população que é um enorme contingente de trabalhadores mal pagos ou desempregados que se encontram em situação de extrema desvantagem no sistema capitalista.
    2) A diferença é que antigamente as pessoas não tinham oportunidades ,hoje existe muitas só corre a traz quem quer!!
    RAFLAYNA R. Miranda ...

    ResponderExcluir
  81. Prof° discupa a demora mais quase não consigo postar esse comentarioo só dava meu nome errado affs
    mais deu né !
    bjOos

    ResponderExcluir
  82. O final do século XVII é início do século XVIII foi marcado por muita mudanças, principalmente nas famílias mais pobres, pois com essa mudança eles foram forçados a deixa suas casas no campo e irem pra cidade grande em busca de uma vida economica melhor.
    As cidades ganharam uma nova feição pelos capitalistas e pelo trabalho assalariado, mais não mudou pra melhor, pois enquanto o custo de vida na cidade subia, o salário continuava quase o mesmo é cresceu apenas 26%, e com isso implica na miséria e todos os males q ela trazia.
    O crescimentoo rápido e desordenado de máquinas, gerou uma grande "questão social", é com isso um enorme contigente de pessoas mal assalariadas e revoltados, q estavam em grande desvantagem no sistema capitalista.
    O século XIX o auge, e a crise da burguesia, nascia um novo estilo de vida, assim esse estilo progressivamente obrigava as pessoas dependerem umas das outras para sua própria sobrevivência, só que alguns recursos não ficava disponíveis pra a população trabalhadora.
    Inúmeros estudiosos q seguiram Durkheim desenvolveram o q ficou marcado com “Funcionalismo”, falando nesse assunto ficaria sem lógica se não falássemos de Kall Marx, conclamando a união dos trabalhadores. Com essa união dificultava a convivência entre os homens, é mais de 1 século depois o problema continua, e se Durkheim fisse o mundo em vivemos ele ficaria envergonhado com tanta ausência de Leis, diria q os sociólogos já não querem mais salvar o mundo.



    Vanessa S. Rosa
    turma 02
    1°ano 19

    ResponderExcluir